Escritório de Projetos


A implantação de escritórios de projetos está crescente no Brasil nos últimos anos. Apesar de não existir correlação comprovada entre a implantação de um PMO (Project Management Office) e maior sucesso no gerenciamento de projetos organizacional, é possível observar um aumento de maturidade em gerenciamento de projetos nas empresas.


O escritório de projetos é uma unidade organizacional que pode assumir diferentes funções relacionadas ao gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Em algumas organizações, a função ideal do escritório de projetos é criar um elo de ligação das informações de planejamento estratégico da empresa e execução dos projetos, alinhando as iniciativas que visam materializar a estratégia para a organização fazer as coisas certas (seleção, categorização e priorização de projetos) do jeito certo (aprovação do projeto, metodologia de GO, acompanhamento dos benefícios).

Em função da multifuncionalidade dos PMOs, suas denominações podem ser diferentes em cada organização (Portfólio Management Office, Program Management Office, Project Management Office e outras). A diversidade dos PMOs ocorre pois eles devem atender necessidades específicas das organizações, respeitando a cultura e estrutura organizacional que estão inseridos. Em muitas organizações os PMOs surgem como uma área de planejamento que consolida informações dos projetos.


Estudos de benchmarking mostram que muitas organizações implantaram, estão implantando ou possuem planos para implantar PMOs. Pesquisas sobre as principais funções de PMOs nas organizações indicam que na maioria das vezes, sua função primária é prover informações dos projetos para os executivos seniores.


Apesar de a maioria dos PMOs terem normalmente a atribuição inicial de centralizar e consolidar informações dos projetos, à medida que se desenvolvem, os PMOs frequentemente desenvolvem novas atribuições estratégicas para o negócio e sua utilidade para os gerentes e equipes de projeto aumenta progressivamente podendo ser mas não se limitando a:

· Padronização da metodologia de gerenciamento de projetos

· Treinamento de gerentes e equipes de projetos

· Suporte e infraestrutura para as equipes de projetos

· Apoio aos gerentes de projetos


Os níveis tático-operacionais das organizações podem muitas vezes criar iniciativas de melhoria em gerenciamento de projetos. Porém, a implantação de um PMO, como todo projeto, necessita de um patrocinador, que, por definição é um executivo sênior. Consequentemente, os executivos seniores são os stakeholders mais importantes do PMO (ENGLUNG; BUCERO;2006). Sem sua aprovação, muito dificilmente um PMO será implantado.

Estruturar a governança corporativa de projetos, programas e portfólio é importante para resolver o comum conflito de interesses do PMO em defender os gerentes de projetos ou os executivos seniores. Eventualmente, é importante esclarecer que o PMO trabalha para os patrocinadores (nível estratégico), executivos seniores ou alta administração. Nesse caso, o PMO não trabalha para os gerentes (nível tático) e equipes (nível operacional) de projeto, apesar de possivelmente adquirir funções de apoiar, ajudar, treinar, realizar mentoring e choach, padronizar metodologia, monitorar e controlar resultados de projetos, entre outras funções e atividades, dependendo do tipo de PMO e necessidade que o criou.


Os níveis estratégicos das organizações precisam sempre possuir informações para tomar decisões. Para estruturar esse fluxo de informações, um PMO pode ser criado, viabilizando análises de desempenho na materialização da estratégia através dos projetos e operações. Portanto, caso sejam essas as necessidades de um PMO organizacional, os passos iniciais para um projeto de implantação de PMO seriam:

· Vender o conceito de um PMO para a administração

· Avaliar os custos envolvidos

· Apresentar uma proposta inicial de trabalho

· Montar equipe

· Desenvolver metodologia

· Selecionar funções e aplicar em um “piloto”

· Avaliar o processo – o que deu certo e o que não funcionou

· Efetuar correções

· Ampliar a utilização

· Fazer divulgação


Até a próxima!

0 visualização
Telefones
+55 (65) 9.9338-7000
+55 (65) 9.9207-3213
E-mail
Cuiabá

Rua Doutor Hélio Ribeiro, 525. 18º Andar,
sala 1805. 
Ed. Helbor Dual Business & Corporate 

Bairro Alvorada.

CEP 78.048-250

Cuiabá-MT

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba por e-mail novidades e conteúdo exclusivo sobre gestão e aprimoramento organizacional.

  • YouTube
  • SoundCloud ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram