Concepção da Estratégia

#gestão #management #estratégia #gestãodaestratégia


No artigo anterior começamos a aprofundar nos sistemas estratégicos que compõem o “nível superior” dos sistemas de gestão e geram todos os desdobramentos para a tática e operação entregar os resultados que garantirão a sobrevivência e crescimento das empresas.


Porém, o conteúdo anterior apenas abordou os aspectos iniciais de um processo de definição da estratégia, limitando-se a definição de missão e visão e um processo de planejamento estratégico que de fato auxilie a empresa é mais abrangente do que isso.


Antes de entrarmos no mérito de quais artefatos podem ser usados para concepção mais detalhada da estratégia, é importante ressaltar que não necessariamente um processo de amadurecimento da gestão inicia pelo plano estratégico, uma vez que para ele ser entregue é necessário que os níveis operacionais e táticos estejam amadurecidos.


Portanto, líderes de empresas com baixo nível de maturidade operacional e tática devem na maioria das vezes focar em DECISÕES ESTRATÉGICAS para amadurecimento dos sistemas de gestão da rotina, diretrizes e projetos para posteriormente aprofundar de fato em um plano estratégico mais detalhado que gerará resultados no médio e longo prazo.


Tendo isso em mente, vamos abordar sucintamente alguns artefatos que podem ser usados para conceber e aprimorar continuamente a visão das estratégias organizacionais.


CADEIA DE VALOR


A cadeia de valor é uma ferramenta de gestão criada por Michael Porter que demonstra como os processos se integram para gerar valor direta ou indiretamente para os clientes.

Ao visualiza-la, a empresa terá uma visão em alto nível dos processos: - Principais: que produzem e vendem um produto ou serviço adquirido pelos clientes da empresa - De apoio: que auxiliam os processos principais a entregar valor para o cliente.

Veja abaixo um exemplo de cadeia de valor:



Visualizar a cadeia de valor na concepção estratégica é importante pois além de gerar valiosíssimos insights sobre quais processos demandam melhorias prioritárias, permitirá desdobramentos para análises de desempenho e definições de objetivos posteriores com a análise SWOT e balanced scorecard.

ANÁLISE SWOT

A análise swot é uma das ferramentas de gestão mais democratizadas no contexto atual de gestão das empresas. Porém, ainda é frequentemente mal utilizada, pois na maioria das vezes é apenas um artefato de consolidação de brainstorming que acaba não servindo para muita coisa posteriormente por não conter conteúdo prioritário.


Expor a matriz SWOT em uma sala com várias lideranças da empresa registrando nos quadrantes visões distintas dos profissionais sobre forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é de fato necessário. Porém, se feito da maneira errada, não ajudará a definição clara do que deve ser feito naquele momento pois é prioridade.


Sessões de brainstorming que apenas usam a análise SWOT tem um grande potencial de criar excesso de informação que irá mais desnortear a equipe do que ajudá-la a executar o que é prioritário.


Por isso, é recomendado que a análise SWOT seja feita olhando para os processos da cadeia de valor da empresa que são mais críticos e demandam melhorias prioritárias. Dessa forma, estará sendo consolidada uma gestão mais madura pois será estruturada por processos e não mais por funções, ao mesmo tempo que indica quais projetos de estruturação de processos devem ser selecionados para aprimorar a entrega de resultados DO VALOR que a empresa precisa gerar para os clientes no horizonte de visão que a estratégia será executada.


No próximo artigo finalizaremos o conteúdo sobre gestão da estratégia empresarial abordando técnicas de monitoramento e controle do desempenho global. Não perca!

9 visualizações
Telefones
+55 (65) 9.9338-7000
+55 (65) 9.9207-3213
E-mail
Cuiabá

Rua Doutor Hélio Ribeiro, 525. 18º Andar,
sala 1805. 
Ed. Helbor Dual Business & Corporate 

Bairro Alvorada.

CEP 78.048-250

Cuiabá-MT

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba por e-mail novidades e conteúdo exclusivo sobre gestão e aprimoramento organizacional.

  • YouTube
  • SoundCloud ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram